Disparador de cenários que pensam a Educação com e na Vida, o projeto “Escrileituras” encontra potência no ato de criação textual. Uma proposta vazada no plano do pensamento e que pretensiosamente alarga as possibilidades dos modos de escrever e ler, partindo primeiramente de uma reflexão sobre esses modos de leitura e escrita e porque não dizer, modo de ver.
O Projeto de pesquisa “Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida” pensa o próprio caminho de sua investigação, que se utiliza de percursos desconhecidos para traçar o já sabido, reconhecido e legítimo, ou seja, pensar a leitura e a escrita através da filosofia da diferença desde os anos iniciais. E é assim que o projeto de pesquisa “Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida” está acontecendo na cidade de Toledo, através do programa Observatório de Educação CAPES/INEP. Coordenado pela professora Drª Sandra Mara Corazza, PPGEDU/UFRGS, e em parceria com a Unioeste – Universidade Estadual do Paraná, que tem na coordenação de núcleo a professora Drª Ester Maria Dreher Heuser.
Alguns educadores da Escola Municipal André Zenere do Colégio Estadual Jardim Europa, assim como graduandos e graduados em Filosofia estão trabalhando através de oficinas, modos de ler e escrever, interpretando estes como um todo e ultrapassando a simples leitura e levando os alunos envolvidos a ler também através de uma observação para a melhor interpretação.
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