sexta-feira, 6 de junho de 2014

Toledo inaugura Sala Verde na Escola Municipal André Zenere

A preocupação com a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente tem sido constantes no Governo Municipal. Dentro desta visão, na quinta-feira (06), o a Prefeitura de Toledo colocou em funcionamento a Sala Verde na Escola Municipal André Zenere, no Jardim América. Na ocasião também ocorreu o lançamento do Programa Veterinário Mirim, que será desenvolvido com crianças dos quartos e quintos anos das escolas municipais, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná Campus Toledo (PUCPR) e a Associação dos Focinhos Carentes de Toledo (AFOCATO), por meio da Coordenação de Defesa e Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente.
A Sala Verde, segundo informações da secretária de Educação, Tania de Grandi, já existia no município há algum tempo, instalada junto a Biblioteca Pública Municipal. “Ainda não tínhamos conseguido colocar esse projeto para funcionar de forma efetiva. Sentimos o desejo de usar a Sala Verde na educação e conversamos com vários diretores e após isso decidimos que o espaço mais adequado seria trazer a sala para a Escola Municipal André Zenere, onde o diretor acolheu a idéia e trabalhou nisso”.  O espaço, como todas as ações, vem aliar-se às questões de cidadania promovidas pela Secretaria Municipal da Educação (SMED). “A educação ambiental vai formar cidadãos cuidadores do meio ambiente”, frisou.
A nova ferramenta vai auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pela Coordenação de Educação Ambiental da SMED. Segundo a responsável pelo setor, Luci Graciela Kuhn, uma das ações aconteceu já na quinta-feira (05). “O primeiro projeto é uma parceria entre Prefeitura, a PUC e a AFOCATO, por meio da SMA. Essa atividade visa à proteção dos animais domésticos e tem o nome de Veterinário Mirim, onde serão tratados os temas como abandono e os cuidados necessários com os animais”. Além disso, já está sendo programada com a Secretaria de Saúde uma formação sobre fitoterápicos envolvendo também as mães de alunos, com o cultivo e oficinas sobre a utilização de ervas e plantas medicinais.
Todas estas ferramentas e ações foram destacadas pelo prefeito Beto Lunitti. Segundo ele, a instituição de um espaço para o aprofundamento dos estudos sobre educação ambiental, cumpre mais uma de suas ações de governo, unindo educação com meio ambiente. “Isto promove à Catequese da Cidadania. Estamos defendendo a vida ao ensinar essas crianças sobre a importância de se preservar as fontes de água e os demais meio naturais que precisamos para viver. Através disso, nós iremos formar cidadãos que sejam conscientes sobre o que é o meio ambiente e qual é o papel fundamental que ele exerce no nosso dia a dia”, concluiu.
Para o diretor da Escola Municipal André Zenere, Sebastião Carlos Netto, já são desenvolvidas ações de conscientização sobre o meio ambiente na unidade escolar, porém, com a Sala Verde, elas serão potencializadas. “Neste ano, nós começamos o projeto que possibilitou a criação de uma disciplina voltada ao meio ambiente, onde temos um professor que desenvolve ações com este foco. Agora com a criação deste espaço, o projeto será fortalecido, contribuindo para a inserção de novos alunos”, comentou.
Sala Verde
A Sala Verde é um centro de referência em informações ambientais, proposto pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), e coordenada pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. O espaço é um espaço de atuação política, social, cultural e ambiental, e visa democratizar o acesso à informação ambiental, bem como a troca de informações entre instituições, pessoas e ações ambientais locais. A da Escola André Zenere ganhou uma decoração especial, com pneus e caixotes estilizados e um grafite produzido pelo artista Isaac Souza de Jesus.
fonte:http://www.toledo.pr.gov.br/noticia/toledo-inaugura-sala-verde-na-escola-municipal-andre-zenere


KITS DE ALIMENTAÇÃO