quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Escola André Zênere promove curso de fuxico pedagógico


(20/10/2009 16:35) Escola André Zênere promove curso de fuxico pedagógico

Alunos, professores, mães e demais membros da comunidade do Jardim América participaram na semana passada de um curso de artesanato oferecido no interior da escola André Zênere, localizada no bairro. O trabalho faz parte do projeto fuxico pedagógico, desenvolvido pela psicopedagoga Anna Amália Plein Costa. A idéia do curso nasceu a partir de uma proposta de presentear as professoras da escola, pelo dia do professor, com colares artesanais produzidos com fuxico. Preparado por ela e outras professoras da escola, o trabalho caiu no gosto das demais surgindo a idéia de estender aos alunos e à comunidade.É uma forma que encontramos de promover uma interação maior com a comunidade e também com os alunos. Além disso, poderá proporcionar uma fonte extra de renda às famílias, bem como servir como terapia ocupacional, explica Anna Amália. Segundo ela, uma das funções da psicoterapia é justamente aproximar a comunidade da escola, além de trabalhar dificuldades de aprendizagem, através de outros meios. Com este tipo de atividade, explica ela, é possível trabalhar a coordenação motora da criança, a capacidade de concentração, entre outras questões importantes no desenvolvimento do aprendizado.
Para a realização do curso, os participantes não precisaram fazer investimentos. As inscrições foram gratuitas e todo o material cedido pela escola. Foram utilizados retalhos de roupas doados por empresas e couro de peixe, cedido pelo Grupo de Estudo e Manejo na Aqüicultura (GEMAQ), da Unioeste. Estamos dando também uma contribuição para o meio ambiente, através do reaproveitamento de materiais normalmente desprezados, acrescentou ela.
Com o fuxico, espécie de flores montadas com diferentes pétalas e arranjos, podem ser confeccionadas diversas outras peças. É possível fazer colares, enfeites para cortinas, chinelos, almofadas, cartões, rabicós, entre outros materiais de acordo com a criatividade de cada um. Depende da criatividade e do interesse de cada um. Fica muito bonito e barato. As peças têm excelente aceitação e estão muito na moda, diz ela, exibindo um colar de fuxico. Gastei menos de R$ 3,50. Um igual a este, no shopping, custa quase R$ 50,00, conta ela, que aprendeu a técnica nas férias e resolveu difundir para outras pessoas.
Depois do trabalho na escola, a psicopedagoga pretende levar a proposta para a Secretaria Municipal de Educação, visando a formação de outros psicopedagogos. Quem sabe, no futuro, as mães não formam uma cooperativa e juntas produzem uma produção maior visando a comercialização e agregação de renda na família, diz ela.
A aceitação do trabalho foi excelente, segundo testemunha a diretora da escola municipal André Zênere, Maria Eva Tizziani. Ela, que também se rendeu ao fuxico, destacou a importância deste trabalho como forma de trazer a comunidade para dentro da escola, desenvolver habilidades, incentivar o reaproveitamento de materiais e agregar mais renda à família. O Natal já esta chegando e pode ser um ótimo presente para um amigo ou membro da família, comenta a diretora.É uma forma também de proporcionar uma alternativa de renda, mesmo ficando em casa, e também uma terapia ocupacional.

O curso foi ministrado em três períodos. Foram definidos dois horários durante o dia e um à noite. Dependendo do interesse, a escola poderá formar novos grupos.
Autor: Eliane Cargnelutti Torres
fonte:  http://www.toledo.pr.gov.br

FUNDO DO MAR

Trabalho realizado pela professora Nathi  com os alunos do 2º ano A,B,C, D, nas aulas de Artes.
Parabéns pelo lindo trabalho realizado.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

KITS DE ALIMENTAÇÃO