quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PARCERIA: ARTE E INCENTIVO À LEITURA COM O APOIO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR

“MÚSICA: O SOM E O SILÊNCIO DE UMA VIDA”
Iniciamos na terça-feira dia 27 de agosto os ensaios para apresentação de palco a ser realizada no evento “arte, luz, ponto e ação. 2013”.
Vale lembrar que apesar dos ensaios terem sido iniciados agora, a ideia, o texto e os detalhes que envolvem esta apresentação foram idealizados muito tempo antes pela professora de arte Elissiane que propôs o tema música e vida e a partir dele escolheu um repertório de músicas que com a ajuda da professora de informática Gleice tornou-se pout-pourri. A parceria com a professora Luciana de incentivo à leitura veio um tempo depois e incluiu a árdua tarefa de escolher o elenco, já que em nossa escola temos muitos talentos, alguns vistos outros escondidos. A escolha do elenco permitiu a participação de alunos de praticamente todas as turmas, a organização da coreografia, o cenário e os ensaios.
 Não podemos deixar de agradecer aos professores regentes das turmas e aos pais dos alunos participantes que acolheram o nosso pedido. Agradecemos o apoio da direção e coordenação da escola e as professoras Mary e Nathali que estarão nos substituindo nos momentos em que acontecerão os ensaios, ao nosso secretário Pablo pela montagem do som e a todos aqueles que direta ou indiretamente estão/estarão envolvidos.

 Os ensaios acontecerão nas terças-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras e terão a duração de aproximadamente 2hs/aula.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

COOPERATIVISMO NA ESCOLA

Aconteceu nas dependências da escola no dia 27 de agosto de 2013, uma palestra para as turmas dos 4º anos sobre Educação Financeira, promovido pelo SICOOB, dando continuidade aos trabalhos do projeto Cooperativismo. O objetivo desta palestra, foi de instigar e refletir junto com  os estudantes na questão de economizar, saber administrar o dinheiro, auxiliar os pais no processo do consumo consciente. Os estudantes tiveram espaço para fazer perguntas, tirar dúvidas e fazer comentários. O palestrante Airton Bagli, com uma linguagem simples, clara e objetiva, respondeu com propriedade à todas estas questões. Parabéns pela participação de todos.







segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ARTE, PSICOMOTRICIDADE E INCENTIVO À LEITURA

O que é Folclore?
O folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos,idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.
O boto
           Nas aulas de Arte, Psicomotricidade e Incentivo à leitura os alunos do Pré I 1 e 2 e os alunos do Pré II A e B ouviram atentamente a lenda do Boto. Depois fizeram bolinhas de crepom na cor rosa, para decorar o painel do boto. Desenharam na lousa, observaram objetos da sala de aula na cor rosa e desenvolveram uma dobradura do boto, com a valiosa colaboração dos alunos do Quinto ano “B”.
      Ah! Também saborearam uma deliciosa pipoca doce, feita carinhosamente pelas meninas da cozinha! A cor da pipoca? Rosa é claro!
   Valeu prés! Vocês foram maravilhosos, beijos das professoras: Elissiane (Arte/Psicomotricidade) e Luciana (Incentivo à leitura).
Confiram as nossas fotos!



          O trabalho com a obra “Dez Sacizinhos” de Tatiana Belink desenvolvido com as turmas: pré I-1, pré II- A e B, 1º ano A, 2º ano A e B, proporcionou o encontro dos alunos com o personagem Saci-Pererê aprontando mil travessuras num texto rico em poesia, além de possibilitar o trabalho com a matemática.              

             Os primeiros anos realizaram uma pintura do desenho da Iara!
              Os segundos anos desenvolveram dobraduras da Iara e do Saci- pererê!



          Os terceiros anos trabalharam as lendas e a partir disto desenvolveram acrósticos sobre os personagens folclóricos!
          As  turmas dos 3º ano A e B, trabalhou com o gênero textual “Provérbios”, foi realizado um trabalho de pesquisa e depois realizaram ilustrações. 

         Os quartos anos também capricharam nos acrósticos e no estudo das letras de algumas cantigas de ninar.Trabalharam com o gênero textual “Lendas”, estudaram lendas da região sul do Brasil, mas especificamente as do estado do Paraná. Além da leitura os alunos realizaram conversações, ilustrações e no caso da Lenda da Gralha Azul dobraduras. Que foram expostas na biblioteca e encantaram os pequenos.


       Os Quintos anos estudaram a vida de Luiz Gonzaga do Nascimento o nosso “Gonzagão, o Rei do Baião!” Olha como ficou o resultado do nosso trabalho!  
          Os alunos dos 5º ano A e B, dedicaram-se também a pesquisa sobre os gêneros textuais que poderiam ser trabalhados durante as semanas que antecederam o “Dia do Folclore”, dentre eles , lendas, mitos, trava-língua, provérbios, cantigas de roda, parlendas, além da pesquisa de brinquedos folclóricos. A pesquisa dividiu-se em três momentos: pesquisa, escrita e apresentação oral.
       O trabalho com a leitura nesta perspectiva é instrumento motivador, capaz de transformar o individuo em sujeito ativo, corresponsável pela sua aprendizagem, sendo que a escolha de bons textos e atividades que possibilitem a criança desenvolver a imaginação, a emoção e os sentimentos de forma prazerosa e significativa são fundamentais.

            O trabalho com o gênero textual “Cantigas de Roda” desenvolvido com as turmas do pré I-1 e pré II – A e B e os alunos do 5º ano B parceiros do projeto “Vem ler comigo” criado pela professora Luciana em parceria com a professora Elissiane, possibilitou encontros entre os alunos através da literatura e da arte. Através da cantiga “Se eu fosse um peixinho”, os alunos tiveram contato com o texto, a melodia e a brincadeira, divertiram-se brincando de roda e também confeccionando dobraduras. Vale lembrar que a dedicação e apoio que os alunos do 5º ano B deram aos pequenos foi essencial para o sucesso das atividades, sem deixar de mencionar é claro a confiança da professora Rosemar regente da turma que confiou e apostou na ideia do projeto de possibilitar encontros entre os alunos de diferentes idades através da literatura. E das professoras Elissiane e Gleice parceiras de ideias, arte e tecnologias. 


terça-feira, 20 de agosto de 2013

09 DE AGOSTO - GINCANA DA FAMILIA- HOMENAGEM AOS PAIS

A direção e coordenação da Escola Municipal André Zenere, juntamente com os professores e funcionários organizaram a GINCANA DA FAMILIA, o qual foi no dia 09 de Agosto, este dia teve dois importantes objetivos, o primeiro é de aproximar ainda mais a família com a  escola e o outro era de homenagear os pais pelo seu dia. Ambos os objetivos foram atingidos, as familias se fizeram presente, participando ativamente nas atividades organizadas em forma de gincana pelos professores de Educação Física da nossa escola. Foi um dia muito prazeroso, alegre, divertido  e importante, ficou muito claro, como é necessário permanentemente o apoio da família na vida escolar de seus filhos. A parceria foi nota 10. A Escola, professores e funcionários agradecem a participação de todos que se esforçaram para estarem presentes neste dia de competição esportiva, mas com espírito de descontração e amizade. Obrigado.


















KITS DE ALIMENTAÇÃO