segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ARTE, PSICOMOTRICIDADE E INCENTIVO À LEITURA

O que é Folclore?
O folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos,idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.
O boto
           Nas aulas de Arte, Psicomotricidade e Incentivo à leitura os alunos do Pré I 1 e 2 e os alunos do Pré II A e B ouviram atentamente a lenda do Boto. Depois fizeram bolinhas de crepom na cor rosa, para decorar o painel do boto. Desenharam na lousa, observaram objetos da sala de aula na cor rosa e desenvolveram uma dobradura do boto, com a valiosa colaboração dos alunos do Quinto ano “B”.
      Ah! Também saborearam uma deliciosa pipoca doce, feita carinhosamente pelas meninas da cozinha! A cor da pipoca? Rosa é claro!
   Valeu prés! Vocês foram maravilhosos, beijos das professoras: Elissiane (Arte/Psicomotricidade) e Luciana (Incentivo à leitura).
Confiram as nossas fotos!



          O trabalho com a obra “Dez Sacizinhos” de Tatiana Belink desenvolvido com as turmas: pré I-1, pré II- A e B, 1º ano A, 2º ano A e B, proporcionou o encontro dos alunos com o personagem Saci-Pererê aprontando mil travessuras num texto rico em poesia, além de possibilitar o trabalho com a matemática.              

             Os primeiros anos realizaram uma pintura do desenho da Iara!
              Os segundos anos desenvolveram dobraduras da Iara e do Saci- pererê!



          Os terceiros anos trabalharam as lendas e a partir disto desenvolveram acrósticos sobre os personagens folclóricos!
          As  turmas dos 3º ano A e B, trabalhou com o gênero textual “Provérbios”, foi realizado um trabalho de pesquisa e depois realizaram ilustrações. 

         Os quartos anos também capricharam nos acrósticos e no estudo das letras de algumas cantigas de ninar.Trabalharam com o gênero textual “Lendas”, estudaram lendas da região sul do Brasil, mas especificamente as do estado do Paraná. Além da leitura os alunos realizaram conversações, ilustrações e no caso da Lenda da Gralha Azul dobraduras. Que foram expostas na biblioteca e encantaram os pequenos.


       Os Quintos anos estudaram a vida de Luiz Gonzaga do Nascimento o nosso “Gonzagão, o Rei do Baião!” Olha como ficou o resultado do nosso trabalho!  
          Os alunos dos 5º ano A e B, dedicaram-se também a pesquisa sobre os gêneros textuais que poderiam ser trabalhados durante as semanas que antecederam o “Dia do Folclore”, dentre eles , lendas, mitos, trava-língua, provérbios, cantigas de roda, parlendas, além da pesquisa de brinquedos folclóricos. A pesquisa dividiu-se em três momentos: pesquisa, escrita e apresentação oral.
       O trabalho com a leitura nesta perspectiva é instrumento motivador, capaz de transformar o individuo em sujeito ativo, corresponsável pela sua aprendizagem, sendo que a escolha de bons textos e atividades que possibilitem a criança desenvolver a imaginação, a emoção e os sentimentos de forma prazerosa e significativa são fundamentais.

            O trabalho com o gênero textual “Cantigas de Roda” desenvolvido com as turmas do pré I-1 e pré II – A e B e os alunos do 5º ano B parceiros do projeto “Vem ler comigo” criado pela professora Luciana em parceria com a professora Elissiane, possibilitou encontros entre os alunos através da literatura e da arte. Através da cantiga “Se eu fosse um peixinho”, os alunos tiveram contato com o texto, a melodia e a brincadeira, divertiram-se brincando de roda e também confeccionando dobraduras. Vale lembrar que a dedicação e apoio que os alunos do 5º ano B deram aos pequenos foi essencial para o sucesso das atividades, sem deixar de mencionar é claro a confiança da professora Rosemar regente da turma que confiou e apostou na ideia do projeto de possibilitar encontros entre os alunos de diferentes idades através da literatura. E das professoras Elissiane e Gleice parceiras de ideias, arte e tecnologias. 


0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?