quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ser Criança!

Um pouco da história do dia das crianças...

O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país. Na década de 1956, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br acesso em 15/10/2012. 
Mas o que é ser criança? Como elas pensam, sentem, expressam seus desejos e ideias? Do que elas precisam?
Sabemos que nossas crianças necessitam de amor, respeito, proteção, educação, alimentação, saúde, condições favoráveis para dar asas aos seus pensamentos, a sua imaginação, aos seus sonhos. Disso, elas precisam todos os dias, para que cresçam em graça e sabedoria e principalmente para que não esqueçam totalmente da criança que um dia foram.
A Escola Municipal André Zenere acredita no potencial de nossas crianças, em comemoração ao dia da criança que em nosso país é comemorado no dia 12 de outubro, mas que entendemos deve ser comemorado a cada novo dia, mediante cada descoberta, cada sorriso, cada conquista. Sendo assim, professores e demais funcionários desprenderam tempo e criatividade para a realização de atividades lúdicas e esportivas em comemoração as nossas crianças.
 No dia 29 de setembro de 2012 (sábado) as crianças tiveram uma manhã com muita diversão! Com atividades como: Pintura facial; Jogo de futebol suíço; Basquete; Jogos pedagógicos; Desenho e pintura livre; Jogos na sala de informática e Contação de História. Sendo que grupos de professores foram formados para a realização de cada uma das atividades citadas, além dos professores que ficaram responsáveis pelos grupos de estudantes que visitavam cada espaço.
As professoras Elissiane Aparecida Zen do Amaral, regente da turma do 1º ano “A”; Janete Márcia Nascimento, regente da turma do 4º ano A e Luciana Alves Pinto, regente da turma do 4º ano B, e bolsistas do Projeto “Escrileituras – Um modo de ler-escrever em meio à vida.” Projeto este que tem desenvolvido oficinas através de seus professores/bolsistas em algumas turmas da escola refletindo positivamente no desenvolvimento dos estudantes e professores envolvidos. Tendo como base teórica a filosofia da diferença, ampliando as possibilidades de se pensar às questões que envolvam o ensino-aprendizagem, possibilitando a criação de diferentes maneiras de se relacionar com o saber.
Para a realização da “Oficina de Contação de história”, tivemos o apoio dos alunos das turmas do 1º ano A, 4º ano A e 4º ano B que não ficaram limitados somente a participar da oficina no sábado em que estava programada, mas, de maneira muito entusiasmada, auxiliaram as professoras, na limpeza, organização e decoração da sala para o grande dia! Na oficina de Contação de história além de ouvir histórias, os alunos puderam ler para si, ler para os outros, observar, folhear, admirar, viajar através dos livros. Aproveitamos o momento para oportunizar aos participantes as mais variadas maneiras de leituras existentes e possíveis, por fim aqueles que assim desejaram deixaram uma mensagem sobre a leitura e sua importância nas nossas vidas, depois da mensagem escrita, os próprios autores as colaram em um painel.  
            Entre os dias 8 a 10 de outubro as atividades foram também em homenagem às crianças. “SER CRIANÇA É MUITO BOM!”

            Por Luciana Alves Pinto, colaboração: Elissiane Aparecida Zen do Amaral.











0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?